27/07/2013

PORQUE O ELEFANTE?

Segundo a Wikipedia, Elefante é o termo genérico e popular pelo qual são denominados os membros da família Elephantidae, um grupo de mamíferos proboscídeos elefantídeos, de grande porte, do qual existem três espécies no mundo atual. Duas espécies são africanas (Loxodonta sp.) e uma asiática (Elephas sp.). Os elefantes são os maiores animais terrestres da atualidade pesando em média entre 4 a 6 toneladas e medindo em média quatro metros de altura. As suas características mais distintivas são as presas de marfim.

Minha paixão pelos elefantes e antiga, sempre tive algum me enfeitando ou a minha casa, mas meu marido e o responsável pela minha coleção de elefantes. Na primeira viagem que fizemos a Porto Seguro ele me presenteou com um elefante e ao chegarmos na nossa casa coloquei ele na sala com o rabo voltado para a entrada e de la para cá esta coleção vem aumentando. 

Primeiro elefante

O interessante deste 1º elefante e que ele e de madeira e dentro dele tem um outro elefantinho, que deve ter sido esculpido pelos orifícios pois não tem nenhuma emenda em todo o corpo.


Porque elefante? Porque quando comecei a ler uma das minhas primeiras leituras falava do elefante de uma forma apaixonante,  dizia que eles apesar do tamanho sao doceis e trabalhadores e que trazem boa sorte quando colocados dentro de casa. 


Segundo o Blog Segredos da India(2), na mitologia hindu, os primeiros elefantes do mundo possuíam asas e brincavam com as nuvens. Os elefantes, mesmo sem asas, continuaram a ser amigos das nuvens e a ter o poder de pedir que elas trouxessem as chuvas; por isso, os elefantes são ainda hoje venerados na Índia. Os elefantes ajudam as pessoas e trabalham muito. Além de tudo, são considerados símbolo de boa sorte e grande sabedoria. Os hindus veneram os elefantes como animais sagrados. Os elefantes trazem muita sorte como adorno e amuletos na sala de sua casa.


Quem nunca ouviu falar de memória de elefante? Conta-se que um alfaiate indiano enfiou uma agulha na tromba de um elefante e, anos mais tarde, quando o animal reencontrou o alfaiate, encheu a tromba d'água e despejou sobre o homem, prova de sua boa memória. Na realidade, pouco foi estudado sobre a memória desses animais, mas cientistas da Universidade de Sussex, na Inglaterra, estudaram fêmeas de manadas,testando sons gravados de mais de cem indivíduos do mesmo grupo, do Parque Nacional Amboseli, no Quênia, sendo que alguns já estavam separados há anos. Os animais testados reconheceram os sons apresentados, apontando não apenas para uma boa memória, mas para a importância dela para a organização social e até para auxiliar na conservação desses animais (comciencia.br/resportagens).

Tenho elefantes em todos os lugares da minha casa, a começar pela sala aonde fica minha coleçao (diga-se de passagem todos presenteados pelos familiares e amigos), na cozinha, no banheiro, e vou mostrar alguns para vocês:


Este veio de Cuba presente de um colega do Unileste

 Este fica no meu banheiro e um porta anéis

Este e um enfeite de lapis presente de uma amiga em NYC

Estes ficam na geladeira o de cima presente da minha secretaria do lar 
e os de baixo são  de origami presente da minha xara Jussara Veiga

Minha pequena coleção presente de vários e queridos amigos

Existe um elefante que tem um significado especial para mim e foi um presente que recebi de uma turma muito querida e especial. No ultimo dia de aula elas chegaram com uma sacolinha de uma joalheria e eu vendo aquilo disse: Não acredito que vocês foram comprar uma joia pra mim!!! E elas: Professora não se incomode e o menor do mundo. 

O menor de todos da minha coleção

Esta e turma querida que tive a honra de ser professora homenageada

Queridas Cintia Mara, Aline, Bruna Nunes, Bruna Gouveia,
Sabrine, Nayana, Daniela, Marcele e Leticia


E desde o dia que ganhei este lindo presente fica ai no meu pescoço próximo ao meu coração que e aonde devem ficar os afetos que conquistamos na vida.

Agora vocês já conhecem o porque do meu gostar de elefante, e por ele ser a marca escolhida pela querida Taty Paganoto ao me presentear com o Blog, conhecedora deste meu gostar.







Fontes:

3 comentários:

  1. Feliz feliz de participar um pouquinho da sua coleção! E mesmo que com o menor, mas de um grande significado de gratidão a vc da nossa turma!!!

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh...fiquei com ciúmes!!! A turma de Enfermagem 2/2010 tbm faz parte dessa coleção!!! Brincadeira Ju!!! Saudades!!! Sou apaixonada pela sua coleção!!!

    ResponderExcluir

Bom ter você por aqui! Bjs da Ju.