27/07/2013

PORQUE O ELEFANTE?

Segundo a Wikipedia, Elefante é o termo genérico e popular pelo qual são denominados os membros da família Elephantidae, um grupo de mamíferos proboscídeos elefantídeos, de grande porte, do qual existem três espécies no mundo atual. Duas espécies são africanas (Loxodonta sp.) e uma asiática (Elephas sp.). Os elefantes são os maiores animais terrestres da atualidade pesando em média entre 4 a 6 toneladas e medindo em média quatro metros de altura. As suas características mais distintivas são as presas de marfim.

Minha paixão pelos elefantes e antiga, sempre tive algum me enfeitando ou a minha casa, mas meu marido e o responsável pela minha coleção de elefantes. Na primeira viagem que fizemos a Porto Seguro ele me presenteou com um elefante e ao chegarmos na nossa casa coloquei ele na sala com o rabo voltado para a entrada e de la para cá esta coleção vem aumentando. 

Primeiro elefante

O interessante deste 1º elefante e que ele e de madeira e dentro dele tem um outro elefantinho, que deve ter sido esculpido pelos orifícios pois não tem nenhuma emenda em todo o corpo.


Porque elefante? Porque quando comecei a ler uma das minhas primeiras leituras falava do elefante de uma forma apaixonante,  dizia que eles apesar do tamanho sao doceis e trabalhadores e que trazem boa sorte quando colocados dentro de casa. 


Segundo o Blog Segredos da India(2), na mitologia hindu, os primeiros elefantes do mundo possuíam asas e brincavam com as nuvens. Os elefantes, mesmo sem asas, continuaram a ser amigos das nuvens e a ter o poder de pedir que elas trouxessem as chuvas; por isso, os elefantes são ainda hoje venerados na Índia. Os elefantes ajudam as pessoas e trabalham muito. Além de tudo, são considerados símbolo de boa sorte e grande sabedoria. Os hindus veneram os elefantes como animais sagrados. Os elefantes trazem muita sorte como adorno e amuletos na sala de sua casa.


Quem nunca ouviu falar de memória de elefante? Conta-se que um alfaiate indiano enfiou uma agulha na tromba de um elefante e, anos mais tarde, quando o animal reencontrou o alfaiate, encheu a tromba d'água e despejou sobre o homem, prova de sua boa memória. Na realidade, pouco foi estudado sobre a memória desses animais, mas cientistas da Universidade de Sussex, na Inglaterra, estudaram fêmeas de manadas,testando sons gravados de mais de cem indivíduos do mesmo grupo, do Parque Nacional Amboseli, no Quênia, sendo que alguns já estavam separados há anos. Os animais testados reconheceram os sons apresentados, apontando não apenas para uma boa memória, mas para a importância dela para a organização social e até para auxiliar na conservação desses animais (comciencia.br/resportagens).

Tenho elefantes em todos os lugares da minha casa, a começar pela sala aonde fica minha coleçao (diga-se de passagem todos presenteados pelos familiares e amigos), na cozinha, no banheiro, e vou mostrar alguns para vocês:


Este veio de Cuba presente de um colega do Unileste

 Este fica no meu banheiro e um porta anéis

Este e um enfeite de lapis presente de uma amiga em NYC

Estes ficam na geladeira o de cima presente da minha secretaria do lar 
e os de baixo são  de origami presente da minha xara Jussara Veiga

Minha pequena coleção presente de vários e queridos amigos

Existe um elefante que tem um significado especial para mim e foi um presente que recebi de uma turma muito querida e especial. No ultimo dia de aula elas chegaram com uma sacolinha de uma joalheria e eu vendo aquilo disse: Não acredito que vocês foram comprar uma joia pra mim!!! E elas: Professora não se incomode e o menor do mundo. 

O menor de todos da minha coleção

Esta e turma querida que tive a honra de ser professora homenageada

Queridas Cintia Mara, Aline, Bruna Nunes, Bruna Gouveia,
Sabrine, Nayana, Daniela, Marcele e Leticia


E desde o dia que ganhei este lindo presente fica ai no meu pescoço próximo ao meu coração que e aonde devem ficar os afetos que conquistamos na vida.

Agora vocês já conhecem o porque do meu gostar de elefante, e por ele ser a marca escolhida pela querida Taty Paganoto ao me presentear com o Blog, conhecedora deste meu gostar.







Fontes:

23/07/2013

COMEMORANDO A VIDA: AS RECEITAS

Como sei que minhas amigas vão ficar pedindo as receitas do que fiz para servir na comemoração do meu niver vou publicar aqui.

 GRISSINIS:

Segundo o Blog homemenacozinha, os Grissinis são aqueles famosos palitos crocantes originários de Turim servidos geralmente nos antipastos/couvert. Pouco se sabe de sua origem, mas são um excelente acompanhamento para patês e manteiga temperada.
A receita deles é assim:
Ingredientes
Ingredientes para a Massa:
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de açúcar
1 envelope de fermento biológico seco
2 colheres (chá) de sal
8 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de água morna
Ingredientes para os Temperos:
2 colheres (sopa) de alho desidratado granulado
2 colheres (chá) de pimenta do reino preta
3 colheres (sopa) de queijo parmesão
3 colheres (sopa) de orégano

Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes da massa e bata até que fique homogênea e elástica. Unte a mesa e cubra a massa com azeite. Divida a massa e deixe descansar por 20 minutos. abra a massa com a ajuda de um rolo com mais ou menos 1 cm de espessura. Umedeça a superfície com água e salpique a cobertura. Corte a massa com um cortador, torça os palitinhos e disponha sobre a assadeira untada com azeite. Leve para assar em forno médio até que estejam dourados.
Fonte: www.homemnacozinha.com

A minha receita é mais simples pego um rolo de massa de pastel e vou abrindo aos poucos deixando o plastico embaixo, pincelo azeite (pouco o suficiente para grudar a cobertura) e por cima oregano ou queijo parmesão. Depois corto em tiras e levo ao forno pré aquecido até dourar. A massa sai meio amolecida ao esfriar ela fica crocante.


CUPCAKE SALGADO:

O cupcake salgado que fiz copiei da Flavinha do Blog Lecanto (recomendo uma visita é lindo e ela uma fofa). A receita é assim:
Ingredientes:
  • 10 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 2 ovos;
  • 1 xícara de chá de óleo de soja;
  • 1 xícara de chá de leite;
  • 1/2 xícara de chá de parmesão ralado;
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó;
  • Sal a gosto.

Recheio: nessa torta você pode colocar diversos recheio feitos com carne moída, salsicha, sardinha, legumes, frango e etc. Eu cozinho  peito de frango, desfio e refogo com alho e cebola. Acrescento na mistura legumes picadinhos e cozidos e um pouco de molho tomate. Fica muito gostoso, se quiser pode colocar milho verde, azeitona ou o que desejar.

Como fazer: basta bater tudo no liquidificador e depois acrescentar o recheio, misturar como uma colher e encher as forminhas. Eu não tenho uma quantidade exata de recheio, eu faço e vou colocando colheradas até ver que está bem equilibrada a quantidade de recheio e massa. Por fim jogo um pouco de queijo parmesão ralado por cima, e é só assar!

Observação: Fiz os recheios de frango com catupiry e azeitona e de camarão.

FONTE: http://lecanto.wordpress.com/  (Blog LECANTO)

MINI SANDUICHE DE ATUM

Ingredientes:
1 pacote de creme de cebola
1 lata de atum
1 lata de creme de leite com o soro

Como fazer: misture todos os ingredientes e leve a geladeira para firmar, pelo menos por duas horas. Depois pode passar no pão ou deixar para ser usado com torradas ou outros.

Esta receita quem me ensinou foi minha cunhada Cati, e não sei a origem dela. Faço sempreeeeee....

Espero que gostem.  Caso façam tirem foto e me mandem que eu posto e se puderem deixem um comentário com sua opinião. BOM APETITE!



COMEMORANDO A VIDA

Nasci em 22 de julho e adoro comemorar meu niver seja aonde for... Meu marido e eu comemoramos data de nascimento com uma semana de diferença, então sempre as comemorações duram este tempo. Este ano a comemoração do meu niver  foi em casa, começou no almoço com o marido e o enteado. escolhi salmão de forno com molho de alcaparras acompanhado de arroz com brocilis e purê de batatas. 


Na parte da tarde tarde a partir das 15 horas, fui cercada por queridos amigos que venho ganhando ao longo da vida, e a comemoração continuou. Procurei ser prática e simples na escolha do que servir, então fiz cup cake salgado, mini sanduiche de atum e grissinis de oregano e de queijo parmesão.


Cup cake salgado de frango e de camarão e mini sanduiche de atum

Grissinis de oregano e parmesão 

Refrigerante e suco para beber

Bolo de nozes com baba de moça e calda de chocolate by Merle


 
Amigos queridos que vieram me abraçar e bme fazer feliz

Familia Vidal: Pollyana, Eline, Juliana e Isabella

 Marcus e Julia 

O Trio, que virou quarteto e depois a Cúpula Paola, Fabricio e Rafaella

 Taty Paganoto com Heitor o Principe

 Com Ivete e Tagide

 Carolina Guimarães

 Cintia Mara Asisi Fabian

Com Célia e Julia

 Com Ana Carolina e Ana Clara

O show das Poderosas: a gente vive a gente é FELIZ.

Cada presente lindo e recheado de carinho

Minha casa e meu coração floridos pelo carinho


Agradecemos a Deus antes de cantar o Parabéns, de mãos dadas rezamos o Pai Nosso, e na hora apagar a velinha um pedido SAÚDE para todos nós.


Esta frase copiei (com autorizaçao) da Jaluza Machado Olschowsky 



20/07/2013

DIA DO AMIGO


"Cada amigo novo que ganhamos na vida, nos aperfeiçoa e enriquece, não pelo que nos dá, mas pelo quanto descobrimos de nós mesmos."
Obrigada por vocês estarem aqui comigo nesta nova caminhada de descobertas...


16/07/2013

FAZENDO ARTE NA COZINHA




Adoro cozinhar, via minha querida avó Mãe Luda fazendo delicias na cozinha e um dia soube que quando ela se casou não sabia sequer ferver água. Uma mulher forte e doce foi meu exemplo nesta arte. Hoje vejo meu sobrinho Vinicius Botto Chef de Cozinha e fico orgulhosa e feliz, pois me realizo através dele. A minha irmã querida Piedade Botto Mãe dele, é uma cozinheira de "mão cheia", como se diz, e nos delicia com suas incursões na cozinha. E agora a minha sobrinha Carolina Botto, na onda de manter a forma, também está fazendo em casa e me ensinando receitas light e diet. Então como voces viram somos gourmet e gourmand. 
Segundo o Blog Mesa de Ana Teresa, o Larouse Gastronomique coloca gourmand e gourmet no mesmo verbete e define gourmand como o que aprecia a boa comida e gourmet o que sabe escolher e aprecia-la.
E porque estou fazendo toda esta introdução, é que sempre que posto as receitas que faço, na minha pagina do Facebook ou no Instagram, as amigas sempre querem as receitas, Como agora tenho este espaço
 Como agora tenho este espaço vou colocar a receita de três bolos que fiz (não são receitas da minha autoria), para quem quiser também se deliciar e dividir com a família e os amigos, porque não tem coisa melhor do que fazer uma boa comida e partilhar... 
Minha linda e querida Avó Mãe Luda no seu olhar puro amor

 Meu lindo e talentoso sobrinho Vinicius

Minha querida irmã Pity e minha sobrinha linda Carol

E agora as receitas, a 1ª vem do Blog Só Receitas Simples:


Ingredientes *Xícara americana: 240ml *Colher de sopa: 15ml *Colher de café: 2ml
Secos

1. 1 caixa de aveia flocos (250g)
2. 2 colheres de sopa rasas de fermento em pó
3. 2 1/2 colheres de sopa rasas de canela em pó**
4. 1 1/2 xícara de chá de açúcar menos 1 dedo na xícara inteira (245g)
5. 1 colher de café de sal
6. 110g de passas pretas sem caroços (acrescentei)
7. 1 colher de sopa de farinha de trigo para polvilhar as passas

Líquidos
1. 5 ovos médios inteiros
2. 7 bananas nanicas grandes maduras (600g sem as cascas)***
3. 250g de manteiga

Preparo
1. Unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo uma forma de funil de 24x9cm.

2. Acenda o forno a 200º.

3. Ponha as passas num prato fundo e polvilhe com a farinha de trigo. RESERVE.

4. Numa tigela grande acrescente os ingredientes secos 1 a 5 e misture bem.

5. No liquidificador: adicione os ingredientes líquidos 1 a 3 e bata até homogenizar.

6. Despeje aos poucos os ingredientes líquidos batidos sobre os secos, mexendo com uma colher de pau até obter uma mistura homogênea. Adicione as passas de 3-4 vezes, misturando delicadamente a cada adição. Verta na forma e nivele com uma simples mexidinha na própria forma.

7. Leve para assar durante 40-45 minutos ou até que o palito enfiado no centro do bolo saia com uns poucos farelos grudados. Após 30 minutos de forno, gire a parte da frente da forma para trás, para corar por igual. Quando retirar, ponha sobre uma grade. Vire no prato de servir após 15 minutos para o bolo não suar muito.

Algumas dicas:

*A aveia tem que ser em flocos mesmo, não pode ser a de flocos finos.

**Uso mais canela porque a que encontro facilmente aqui em Fortaleza tem
sabor fraquíssimo.

***Minha experiência (erros, claro!): O bolo fica excelente com 600g de banana nanica, mas se elas estiverem maduras demais, com aspecto transparente, ficam com muita água e o bolo pregueia muito, sendo preferível usar só 500-550g de banana. --A receita original usa 7 bananas pratas bem maduras. Fica também delicioso, todavia, faço com banana nanica porque adoro seu sabor.

Dica: Remova o excesso de farinha de trigo polvilhada que fica pregado nas bordas do bolo com ajuda de uma faquinha de ponta fina e de um pincel de manteiga seco



Servi este bolo para minhas amigas Scrap em nosso 8º Encontro

A 2ª receita vem de um do Blog da Mimis /Michelle Franzoni, que me inspira:

Ingredientes:

- 1/2 xícara (chá) de óleo vegetal (pode ser coco extra virgem , canola ou outro)
- 3 ovos
- 1 xícaras (chá) de farinha integral
- 1 xícaras (chá) de aveia em flocos finos
- 1/2 xícara (chá) de sucralose granular para forno e fogão ou 1/2 xic de chá de açúcar mascavo
- 1 colher (sobremesa) de canela em pó
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
- 3 maçãs com casca cortadas em cubos
- 3 bananas nanicas fatiadas
- 1 xícara (chá) de nozes picadas (opcional) ou 1 xícara de ameixa seca (opcional)
- Canela para polvilhar .

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes à mão ou na batedeira, deixando as frutas e castanhas por último. A massa fica bem grossa, não estranhe e bote fé que vai dar certo! :)
Coloque em uma forma de aproximadamente 27 cm de diâmetro, ou retangular,  untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio por mais ou menos 40 minutos. Se tem dúvidas do ponto certo, faça aquele truque do palitinho: espete  o palito no bolo e ele deve sair limpo.

Fiz para comemorar sem açúcar o niver do meu marido

E por ultimo a receita que minha sobrinha Carol me ensinou e que fiz hoje para o nosso lanche da tarde, ficou delicioso e por ser de microondas é rápido de ser feito e acompanhado de um suco ou um café cai muito bem...

BOLO DE CHOCOLATE DE MICROONDAS

1 ovo
1 c. de café de fermento
1 c. de sopa de leite em pó desnatado
2 c. de sopa de farelo de aveia
1 c. de sopa de achocolatado diet
3 c. de sopa de leite desnatado liquido
1 c. de sopa de requeijão ligth
Misturar, colocar em um recipiente de vidro ou ceramica e levar ao microondas por três minutos.

PARA A COBERTURA
Num recipiente colocar:
3 c. de sopa de leite em pó desnatado
1 c. de sopa de achocolatado diet
Aos poucos colocar leite desnatado liquido  ou água até formar uma calda
Cobrir o bolo e bom apetite!

Quero pedir desculpa pois não sei de onde ela aprendeu a receita mas assim que souber eu dou o credito.


Espero que tenham gostado qualquer dúvida deixem um comentário que respondo. Bom Apetite!!!